quarta-feira, 3 de julho de 2013

[REVIEW] - The last of us


Enfim o tão esperado jogo da Naughty Dog lançou, e após o final do epic game eu digo a vocês: CUMPRIU O PROMETIDO!
Infelizmente, ou felizmente, o jogo é exclusivo para PlayStation 3 e foi desenvolvido pela responsável da já aclamada franquia Uncharted.
É um jogo em terceira pessoa que possui elementos de survival horror, que conta a história de um mundo onde uma praga se alastrou contaminando boa parte dos habitantes da Terra instaurando o caos e consequentemente uma nova ordem política e social.
O mundo agora está dividido em pequenas unidades de quarentenas, onde os moradores tem toque de recolher e não podem ultrapassar os portões destas unidades sem uma autorização militar.
O jogo mostra a história de Joel, um homem um tanto quanto amargo que é encarregado de levar em segurança uma garotinha chamada Ellie a um grupo de resistentes conhecidos como fireflies, ou se preferirem vaga-lumes.
Entretanto, os infectados não são o único perigo nesse novo mundo. As pessoas se tornaram uma ameaça para si mesmas e estão dispostas a tudo para sobreviver.

Jogabilidade
O jogo como já foi dito é em terceira pessoa, não possui nenhum auxílio na hora de mirar além de um circulo, o que torna o desespero de ver uma cambada de infectados vindo ao seu encontro muito maior e os combates corpo-a-corpo são empolgantes.
Durante o jogo armas e balas são escassos obrigando o jogador a utilizar o mínimo do recurso possível.
As armas de combate corpo-a-corpo possuem uma duração e podem ser aprimoradas. Ao longo do jogo o player encontrará pregos, barras de ferro, pedaços de madeira, vasilhas, pólvora, entre outros itens que podem ser utilizados para confeccionar uma arma mais poderosa.
Também será possível encontrar garrafas e tijolos que poderão ser usados para distrair seus inimigos ou atordoá-los com uma pancada na cabeça.
Um recurso interessante do game é o foco na audição para poder localizar os inimigos espalhados e montar sua estratégia de ataque.
Use e abuse dos recursos stealth, pois a jogabilidade irá fazer com que você se sinta realmente um sobrevivente na pele de Joel.

Infectados
Os infectados do jogo possuem quatro níveis de infecção. 

Runners
No primeiro nível eles ainda possuem traços da pessoa que eram e aparentemente lutam contra o parasita no corpo. Nesse estágio o infectado é conhecido como corredores e podem ser abatidos sem nenhuma arma.

Stalkers
No segundo estágio o infectado já aparenta uma certa deformidade, mas ainda apresenta um certo grau de inteligência procurando sempre se esconder e encurralar suas vítimas. Este tipo de infectado não é muito comum no jogo, pode ser abatido da mesma forma que os corredores.

Clickers
No terceiro estágio os infectados soltam ruídos e não enxergam devido ao fato do fungo ter se desenvolvido na cabeça e tomado conta de toda a face da vítima. Nesse estágio eles são conhecidos como estaladores. Quando estão neste estágio não é possível abatê-lo sem nenhuma arma, é preciso ter no mínimo uma faca. Você possui a vantagem deles não o enxergarem, mas se um deles pegar você a morte é iminente. 
Não tente pegá-los pelas costas sem uma faca, um pedaço de pau irá fazer muito barulho e isso poderá atrair vários de seus amiguinhos. Um tijolo ou uma garrafa poderá atordoá-lo dando a você uma certa vantagem sobre ele, desde que tenha em mãos qualquer tipo de arma, de preferência corpo-a-corpo, não queremos chamar atenção não é? Eu recomendaria este tipo de atitude apenas em casos desesperadores.

Bloaters
O último estágio, conhecido como verme, mostra o infectado totalmente desfigurado e forte, além de arremessar uma espécie de bomba viral em você. Este nível possui o mesmo princípio do estágio anterior só que mais resistente, com eles use sua artilharia mais pesada, mas lembre-se: Apenas em casos emergenciais.

Além de todos estes infectados quando o parasita mata o hospedeiro ele continua a se proliferar liberando esporos que contaminam as pessoas.

Multiplayer
No jogo é mostrado que diversas facções se formaram com o passar dos anos, cada uma com seus princípios, cada uma com suas regras. Entretanto o foco é dado para os vaga-lumes e os caçadores. No modo online o player seleciona uma das duas facções e o objetivo é garantir a segurança do seu grupo e eliminar o grupo adversário. Você monta seu personagem conforme seu gosto e tenta sobreviver em um cenário por busca de suprimentos. Na minha opinião a única coisa que ficou devendo foram os infectados para dar um ar ainda mais de sobrevivência ao modo online. De resto o game foi uma verdadeira obra de arte.

O jogo ainda conta com uma excelente dublagem, um excelente roteiro, uma excelente história com uma trilha sonora impecável!


0 comentários:

Postar um comentário